18/05/2017

Product Placement e (algumas) de suas variantes

A princípio o Product Placement aparecia apenas inserido como veremos nas imagens abaixo:

The Garage (1919)
Neste filme podemos ver um cartaz de um posto de gasolina no canto superior à direita. Já no primeiro filme vencedor do Oscar, "Asas", de 1927, veremos uma inserção da marca de chocolates, Hershey's. Para ver a cena, clique aqui ó.


O Dia em Que a Terra Parou (1951) 
O círculo em vermelho mostra o símbolo NY do time de baseball de Nova York. Ainda como exemplos de como as marcas apareciam nas telas temos as imagens abaixo do filme "Laranja Mecânica" (1970), de Stanley Kubrick em que três importantes jornais (Daily Telegraph, Daily Mirror e Daily Mail). As cenas são importantes, mas poderiam ter sido descartadas na ilha de edição, contudo não foram e são como os exemplos mencionados acima um bom exemplo de Screen Placement ou Product Placement Visual.





Entretanto as marcas, sempre visando alcançar o seu público, não apenas se contentavam em aparecer sutilmente nas telas como também em serem mencionadas, como veremos agora.

Os Homens Preferem as Loiras (1953)
Neste filme, Marilyn Monroe canta seu número musical mais famoso "Diamonds Are A Girls Best Friend" e cita várias marcas importantes neste trecho da canção:

"...Tiffany's, Cartier, Black Star, Frost, Gorham
Talk to me, Harry Winston, tell me all about it!
There may come a time when a lass needs a lawyer
But diamonds are a girl's best friend..."

Como fã inveterado de Marilyn deixo aqui ó o número musical para quem ainda não conhece ou para quem quer matar a saudade e sair dando pinta pela sala (não que eu fizesse isso, rs). Ao ser mencionada, temos um outro tipo, o Script Placement.

Evoluindo, chegamos a esta obra prima chamada Bonequinha de Luxo, talvez o filme mais famoso de Audrey Hepburn. A marca não apenas estava no título original do filme, Breakfast at Tiffany's, que é baseado no livro homônimo de Truman Capote, como também fazia parte da história, um belo exemplo de Plot Placement ou Product Placement Integrado. Podemos afirmar mais ainda, a marca conseguiu se projetar de tal forma que a joalheria virou cartão postal de Nova York. 

Audrey Hepburn (Bonequinha de Luxo, 1961)

Estas são algumas das variações de PP (desculpa a intimidade, mas eu posso, rs), no próximo post vou destrinchar mais estas variações. Beijos.

Sem comentários:

A Voz Suprema do Blues

Viola Davis é uma atriz do mesmo quilate de Meryl Streep. Infelizmente ainda não é tão reconhecida ou tão bem paga quanto (a bem da verdade ...