24/10/2017

A Força do Querer vs O Outro Lado do Paraíso


A Força do Querer terminou sexta-feira e segunda-feira, mais conhecida como ontem estreou O Outro Lado do Paraíso. O que as duas novelas tem em comum além do fato de serem no mesmo horário? São grandes novelões, desses que a gente já não via há muito tempo. Melodrama mesmo. 

Ok, a novela do Walcyr Carrasco acabou de estrear, mas pelas chamadas e pelo capítulo exibido, dá pra perceber bem que vai ter muito drama pela frente com a história da moça provinciana que se encanta pelo moço rico e que sofrerá nas mãos dele e da sogra que só ta de olho nas terras cheias de esmeraldas da mocinha que não sabe de nada, óbvio.

A Globo parece que enfim aprendeu a lição que experimentar num gênero como telenovela não dá. O povo gosta mesmo é do feijão com arroz e esses laboratórios servem mais para séries ou minisséries que são obras fechadas, aonde o autor pode moldar melhor as características dos personagens. Se é pra ousar que seja na direção.

Glória Perez usou em A Força do Querer temas fortes, mas soube trabalhar todos eles porque estavam inseridos dentro do gênero. Sem firulas. Além disso os personagens tinham carisma suficiente para que o público simpatizasse, torcesse e se identificasse. Com um elenco supimpa (ok, Fiuk não conta), uma direção ágil e um texto inspirado, ela devia algo bom assim desde O Clone. Caminho das Índias foi apenas ok, o que salvou mesmo foi a exótica trama indiana e Salve Jorge foi uó.

Agora vemos estrear essa novela de Walcyr Carrasco que pode até errar com seu texto extremamente didático, mas acerta ao alcançar o público por conhecer bem o que ele quer ver. Normalmente a crítica torce o nariz pra ele, mas não podemos esquecer que a critica brasileira tem aquele complexo terceiro mundista de se achar pobre sempre, né? Dispenso.

No mais, A Força do Querer deixará saudades e cabe a O Outro Lado do Paraíso repetir o sucesso e deixar aquela pergunta no ar, qual foi a novela anterior mesmo? Uma tarefa quase impossível, aliás.


Sem comentários:

A Voz Suprema do Blues

Viola Davis é uma atriz do mesmo quilate de Meryl Streep. Infelizmente ainda não é tão reconhecida ou tão bem paga quanto (a bem da verdade ...