27/11/2017

Beto Rockfeller e o primeiro caso de Product Placement numa telenovela brasileira

A novela Beto Rockfeller foi um tremendo sucesso ao ser exibida em 1968 pela TV Tupi. Naquela altura as telenovelas contavam tramas adaptadas com melodramas baratos ambientados fora do país e esta investia numa história totalmente nacional, descontraída que mudou para sempre a história da teledramaturgia brasileira. Para se ter uma ideia a Globo que só exibia os dramalhões de Gloria Magadan, devido ao sucesso da emissora concorrente, apostou tudo numa história atual, moderna e surgiu assim Véu de Noiva, mas isso fica para outro post. Como eu dizia, Beto Rockfeller fez tanto sucesso que registrou pela primeira vez um caso de Product Placement numa novela. Bráulio Pedroso, autor da história, criou um personagem que era um anti-herói, um sujeito malandro que se passava por rico e que conquistou o público. Coube a Luiz Gustavo representar tal persona e ele mesmo negociou com a Engov para mencionar a marca numa cena da novela.

Fonte: Biografia da Televisão Brasileira, de Flavio Ricco, colunista do UOL, e José Armando Vannucci, roteirista do Domingão do Faustão.

Sem comentários:

A Voz Suprema do Blues

Viola Davis é uma atriz do mesmo quilate de Meryl Streep. Infelizmente ainda não é tão reconhecida ou tão bem paga quanto (a bem da verdade ...