25/05/2017

A Maldição de Blade Runner

Dirigido por Ridley Scott que vinha do sucesso de Alien, O Oitavo Passageiro, e estrelado por Harrison Ford, o grande astro do momento com Guerra Nas Estrelas e Indiana Jones, esta ficção científica é uma adaptação da obra de Phillip K. Dick,  Do Androids Dream of Electric Sheep? de 1968.

O filme se tornou cult com o passar do tempo e um fato interessante é que existe uma espécie de maldição referente as marcas que são exibidas. Algumas nem existem mais e outras passaram por maus bocados, vejamos a seguir.

Marcas que quebraram: Pan Am, Bell Phones, Atari.

Pan Am

Bell Phones
Pan Am: Uma das maiores companhias de aviação do mundo, ninguém poderia seque imaginar que, menos de dez anos depois que o filme foi lançado, iria falir.

Bell Phones: Perdeu sua hegemonia no mesmo ano em que filme estreou nos cinemas. As empresas que ainda sobraram do antigo monopólio deixaram de usar este nome, se fundiram entre si ou em outras para formar a atual AT & T.

Atari

Atari: A empresa detinha 70% do faturamento de games dos Estados Unidos na época de lançamento de Blade Runner, contudo não conseguiu superar a crescente concorrência. Quase sumiu nos anos anteriores e hoje nada lembra a antiga empresa.

Marcas que se deram mal: Coca-Cola, RCA, Cuisinart.

Cuisinart

RCA
Cuisinart: Outra empresa que entrou em processo de falência menos de dez anos depois em que apareceu no filme, contudo hoje em dia é referência em processadores de alimentos. Faz misturadores, máquinas de café expresso, chaleiras, sanduicheiras, balanças.

Coca-Cola

Coca-Cola: Nem é preciso dizer qual a marca mais famosa que aparece no filme naquele imenso painel de led, né? Logo depois do lançamento de Blade Runner foi lançada a New Coke,  um verdadeiro desastre pra companhia que foi obrigada a desistir da ideia e voltar para a fórmula antiga.

RCA: A empresa ia bem desde o seu surgimento na década de 1920 até que nos anos 80 foi comprada pela General Eletric e foi dividida. Contudo a Sony Music Entertainment conseguiu reformular a marca e a transformar num grande nome na indústria.

Porém uma marca não pode reclamar de ter aparecido no filme. Quando Harrison Ford, ou melhor, Rick Deckard, compra uma garrafa de cerveja Tsingtao de um vendedor ambulante, o produto era até então desconhecido. Logo depois se torna bem sucedido e hoje é vendido em mais de 60 países ao redor do mundo. Está em produção na China desde 1903 e foi introduzido nos Estados Unidos em 1972.

Fonte: BBC

Sem comentários:

A Voz Suprema do Blues

Viola Davis é uma atriz do mesmo quilate de Meryl Streep. Infelizmente ainda não é tão reconhecida ou tão bem paga quanto (a bem da verdade ...