30/05/2017

Bonequinha de Luxo

Audrey Hepburn já era uma estrela, vencedora do Oscar quando brilhou nesta adaptação da obra de Truman Capote, com certeza seu filme mais lembrado. O autor do livro gostaria de ver Marilyn Monroe no papel principal, mas ela foi aconselhada a não fazê-lo. Sendo assim Audrey assumiu o projeto e pediu para que o diretor John Frankenheimer fosse substituído. Em seu lugar entrou Blake Edwards que deu ao filme um olhar mais sensível, lúdico até, sobre a vida de Holly Golightly, uma prostituta de luxo que sonha em se casar com um homem rico e se tornar uma estrela de Hollywood, contudo a jovem sonhadora não esperava que fosse se apaixonar pelo seu vizinho, o escritor Paul Varjak (George Peppard). 

O título original, Breakfast At Tiffany's, faz alusão ao sonho da protagonista. Logo no começo do filme vemos a jovem olhando para a vitrine da famosa joalheria tomando seu desjejum. O olhar vago, vazio e carregado de tristeza já diz muito da sua personagem. Era mais um dia e ela ainda não havia alcançado seu sonho. E ela sabia que o tempo era implacável.

Bonequinha de Luxo se tornou atemporal, ele mostrou uma Audrey diferente daquela que conhecíamos, ninguém nunca imaginaria a eterna mocinha fazendo uma acompanhante mesmo que para isso tenham mudado bastante o perfil da sua personagem descrita no romance. Mesmo assim era um passo muito grande para sua carreira.

Bonequinha de Luxo é um caso nítido de Plot Placement, a joalheria não é apenas um cenário do filme, ela faz parte da história de tal forma que depois dele quem nunca sonhou em conhecer a Tiffany's? O figurino de Holly Golightly também é digno de nota e é copiado até hoje.

Curiosidades. Em determinado momento vemos Audrey tentando aprender português para conquistar um empresário brasileiro. Ela se queixa dizendo: “A very complicated language, four thousand of irregular verbs”, depois disso, tenta dizer “Eu acho que você está gostando do açougueiro”.

A música-tema, Moon River, um clássico do cancioneiro americano, foi feita especialmente para o filme. Venceu o Oscar de melhor canção original. O filme também ganhou mais um pela trilha sonora e também recebeu mais três indicações inclusive a de melhor atriz para Audrey Hepburn.

Como falei a princípio eles mudaram bastante o perfil da personagem, mas não apenas o dela que deixou de lado o caráter bissexual. Seu interesse romântico na verdade era homossexual na história de Truman Capote. Mas o estúdio preferiu romantizar ao máximo o enredo para não ir contra ao público conservador da época.

E se você por acaso ainda não viu Bonequinha de Luxo, corra para assistir, é um daqueles filmes essenciais para a nossa vida.

Sem comentários:

A Voz Suprema do Blues

Viola Davis é uma atriz do mesmo quilate de Meryl Streep. Infelizmente ainda não é tão reconhecida ou tão bem paga quanto (a bem da verdade ...