29/08/2017

A Força do Querer: personagens sem história na novela das nove mais legal dos últimos tempos


A gente fala de cinema aqui, mas abre espaço pra TV também, porque não? E aproveitando o sucesso que é a novela A Força do Querer não podíamos deixar passar. A história é boa pra caramba e isso todo mundo já percebeu, né? Glória Perez tirou o horário das nove das trevas com uma trama folhetinesca, ousada, que tem agrado a gregos e troianos. Contudo é difícil conquistar a todos (ela bem sabe disso) até mesmo num elenco recheado de grandes atuações com personagens que deixarão saudades quando a novela acabar. Alguns não. São aqueles que não tem função nenhuma a não ser servirem de ombro amigo ou apenas de interlocutores para os personagens principais terem com quem conversar. Claro que toda novela tem personagens assim, mas quando bem trabalhados podem ter uma função maior na trama e ganhar espaço. Todavia, parece que A Força do Querer exagerou na dose, alguns são tão pequenos que nem precisariam estar na novela. Vamos conferir?


Simone/Juliana Paiva 
Juliana Paiva é uma boa atriz, mas aqui vemos seu talento desperdiçado. Sua personagem não namora, não trepa e ainda tem uma mãe viciada e um pai que é um poço de preconceitos, com tudo isso seria interessante se a autora tivesse trabalhado todo o drama de Simone ao invés de deixar ela passar a novela toda servindo apenas de ombro amigo da prima Ivana.


Cibele/Bruna Linzmeyer 
Essa aqui vive um momento triste. A moça até tinha uma história para chamar de sua no começo da novela. Era a noiva apaixonada de Ruy que quando se descobriu traída fez todo o tipo de vingança mequetrefe. Nada deu certo, só ela que ficou com o nome queimado e com o passar do tempo a personagem acabou sem ter o que fazer e muito menos o que dizer.

Dantas/Edson Celulari
Ele não tem história nenhuma, mas circula por diferentes núcleos, Fico me perguntando se um ator do calibre de Edson Celulari seria o ideal para um personagem sem grandes expectativas.

Shirley/Michelle Martins
A namorada/esposa de Dantas. Seu único grande momento na novela até agora foi brigar com ele e levar a TV.


Amaro/Pedro Nercessian
O melhor amigo de Ruy tem a mesma função dos outros personagens citados: servir de ombro amigo para que o outro tenha com quem conversar durante a novela. Fora isso, Amaro não faz mais nada! Ops, esqueci, no capitulo do dia 28 ele teve a dura missão de ir pegar o carro de Eugênio nas mãos de Irene. Ooooh..

Anita/Lua Blanco
A melhor amiga da Cibele foi quem mais se ferrou nessa história desde que a personagem de Bruna Linzmeyer perdeu o foco na trama.  A garota acabou ficando numa espécie de limbo, mais perdida que Kátia Cega em tiroteio e, quem sabe, talvez esteja esperando um revival de Rebelde.


Leila/Lucy Ramos
Parece que a moça entrou na novela só pra acabar com a solteirice convicta do Caio e a desculpa pra terminar o casamento só colou porque ninguém lembrava que ela existia mesmo.


Tatu/Bruno Barbosa
Esse é tão coadjuvante que eu diria que é mais uma figuração do que um coadjuvante mesmo. Difícil foi achar alguma foto decente dele na novela. A melhorzinha foi a de divulgação. Pense! 

Junqueira/João Camargo
O marido de Heleninha, pai de Yuri, cunhado de Caio. Sua participação na trama é tão importante que ele nem tem nome próprio.


Marilda/Dandara Mariana
A personagem em si poderia ter sido um coringa se a autora se tivesse explorado a veia cômica da atriz, mas Marilda é mais uma que não acrescenta em nada.

Guto/Antônio Carlos aka Mussunzinho
Esse entrou somente para falar dos benefícios do Santander, claro. A estratégia aqui é tão óbvia que passa longe da premissa do que conhecemos como Product Placement, funcionando muito mais como um Merchandising Editorial  por interromper a narrativa, fugir da sutileza e estampar a propaganda do banco. Em tempo, o ator também é figurinha tarimbada nas tramas de Glória Perez.


Allan/Raul Gazolla
É de se estranhar que o técnico de Jeiza (um homem desses, bicho) não desperte atração por ninguém na novela. Como assim? No começo Dona Coisinha (Zezé Polessa) até se engraçou, mas não rolou. 

Demais considerações. Como bem disse meu amigo Edgarus Orae, alguém deve ter criado alguma espécie de cota para negros nessa novela. Infelizmente eles não têm tido oportunidade, estão todos ali, mas sem ter o que fazer, apenas balançando as cabeças e concordando com o que os outros dizem ou fazendo cara de preocupação perante algum problema. A única exceção que tinha de fato alguma história para contar foi o boy magia do Sabiá, mas não era lá uma grande história, tanto que após ele ser baleado não apareceu mais. Uma pena. #VoltaSabiá

E aí pessoal, o que acharam? Faltou alguém? Fui muito malvado? Espero que tenham curtido este post e se conheceram o blog apenas agora, deem uma conferida em outros posts, bacanas como esse, que eu vou adorar. Beijos.

1 comentário:

Tarcisio Junior disse...

Gritoooo! Tem alguns personagens que eu nem lembrava mais HAHAHAHAHA

A Voz Suprema do Blues

Viola Davis é uma atriz do mesmo quilate de Meryl Streep. Infelizmente ainda não é tão reconhecida ou tão bem paga quanto (a bem da verdade ...