19/02/2018

Projeto Flórida

Para muita gente,  e principalmente muitos brasileiros, a Flórida é a Disney, lugar em que os sonhos se tornam realidade, mas não é bem assim. Não é mesmo.

Moonee (Brooklyn Prince) está de férias da escola e aproveita seus dias no hotel em que mora aprontando com seus amigos para desespero do gerente, Bobby (Willem Dafoe) que tenta colocar alguma ordem no local. Bobby vive às turras com os hospedes especialmente a mãe de Moone, a desbocada Halley (Bria Vinaite).

Projeto Flórida é um filme despretensioso, ele não quer te convencer de nada e apenas mostra a vida como ela é. Portanto enquanto acompanhamos as travessuras de Moonee e suas tentativas de sobreviver junto com sua mãe, vemos passar um retrato da sociedade americana que Hollywood dificilmente mostra. Ou quando tenta mirar nestas questões, quase sempre erra buscando glamorizar o improvável, maquiar para os olhos do grande público as mazelas que afligem milhões de americanos. 

Se de um lado temos a ironia no roteiro (catem a cena em que um casal chega para passar a lua de mel e fica perplexo ao chegar na espelunca em que se passa o filme, a jovem é brasileira e quer sair de lá urgente) do outro lado percebemos situações de grande ternura como o momento em que Halley leva a filha para comer em restaurante chique de um hotel. Impossível não se divertir com a experiência da menina com a comida do local contudo quando a câmera fita Halley é de apertar o coração.

Provavelmente por não gostar de ver os Estados Unidos retratado dessa maneira, os membros da Academia ignoraram o filme na maioria dos prêmios, felizmente Willem Dafoe recebeu uma merecida indicação como melhor ator coadjuvante. E como não amar a pequena Brooklyn Prince que merecia ter sido indicada ao Oscar por seu desempenho acima do normal assim como a estreante Bria Vinaite que nos arrebata. Sua performance é tão sensível que não temos raiva de suas escolhas, é notório que ela apenas quer sobreviver nesse mundo caótico e que os americanos, tentam esconder.

Sem comentários:

A Voz Suprema do Blues

Viola Davis é uma atriz do mesmo quilate de Meryl Streep. Infelizmente ainda não é tão reconhecida ou tão bem paga quanto (a bem da verdade ...