15/02/2018

Trama Frantasma

Reynolds Woodcock (Daniel Day-Lewis) é um renomado estilista, o preferido tanto da alta sociedade quanto da nobreza europeia. Ele é um profissional muito exigente, cheio de manias irritantes, mas sedutor o suficiente para sempre ter ao seu lado alguma jovem para servi-lo, ora como musa, ora como amante. Tudo isso até conhecer Alma (Vicky Krieps), uma garçonete que ao contrário das outras moças sabe se impor e tecer uma maneira de prender Reynolds.

Trama Fantasma é um filme surpreendente. Ele não entrega logo sua história e justamente por isso mesmo prende a atenção de tal maneira que não se percebe o tempo passar. O enredo vai se desdobrando como um tecido pronto para ser costurado à medida que conhecemos cada um de seus personagens principais. Reynolds no alto de seu ego super inflado não é tão seguro de si assim, como todos os artistas ele também é inseguro o bastante para temer perder o que construiu; Cyril (Lesley Manvlle), seu braço direito, esquerdo e tudo mais, é muito mais generosa do que se espera dela a princípio; Alma é muito mais esperta do que se imagina sabendo usar sua cara de bobinha pra conseguir o que deseja.

Paul Thomas Anderson é um diretor pelo qual sou apaixonado desde Boogie Nights, ele sabe como escrever personagens humanos, nunca maniqueístas, sabe como posicionar a câmera e brincar com ela quando necessário. A fotografia é outro charme e a trilha sonora um primor, é sobretudo ela que nos leva a acompanhar esse filme cheio de nuances e com um roteiro que nos prega peças, revelando ardis femininos maiores do que Reynolds poderia supor. 

E o elenco inteiro merecia um Oscar, suas atuações são soberbas, mas sobretudo Lesley Manville prova que não é uma zebra entre as indicadas e que merece aquele prêmio tanto quanto às outras, sua personagem é intrigante, suas falas são sempre as melhores do filme roubando a cena em todos os momentos em que aparece. Daniel Day-Lewis, o que dizer? Deem outro Oscar para esse homem que pode até ser o último já que ele anunciou a aposentadoria. Ele consegue ser perfeito sempre em cada filme e aqui não foge à regra. Só mesmo ele é capaz de fazer com que sintamos repulsa e desejo num mesmo momento.

Trama Fantasma está indicado à seis Oscars (filme, direção, figurino, trilha sonora, ator e atriz coadjuvante) e merece todos eles, contudo se vai ganhar eu não sei, talvez não, mas é aquele tipo de filme que consegue ser maior que qualquer prêmio, mas que a gente quer que ganhe assim mesmo.

Sem comentários:

A Voz Suprema do Blues

Viola Davis é uma atriz do mesmo quilate de Meryl Streep. Infelizmente ainda não é tão reconhecida ou tão bem paga quanto (a bem da verdade ...