02/02/2018

Uma Mulher Fantástica

Muitas coisas podem ser ditas sobre este filme chileno, mas o que se sobressai aqui é o fato que ele foi feito para Daniela Vega brilhar. Sua personagem conduz toda a trama, ela carrega o filme nas costas. Em Uma Mulher Fantástica Daniela vive Marina Vidal, ela tem um companheiro, Orlando (Francisco Reyes), que morre subitamente e logo após terem comemorado o aniversário dela. A partir daí Marina passa por maus bocados tendo que lidar com a polícia, a família de Orlando e principalmente o preconceito deles que não aceitam o fato dela ser uma mulher transexual.

A narrativa de  Uma Mulher Fantástica prioriza as atuações, muita coisa não é dita, mas está sendo apenas no olhar de seus personagens. Marina está assustada, ela foi humilhada e o momento em que exige da família que apenas devolvam sua cadela é a explosão em pessoa, a raiva que ela guardou durante todo aquele tempo é exposta.

Outro fator está em não revelar determinadas intenções tão rapidamente, entretanto a família de Orlando não demorou a deixar claro sua discriminação. Eles exigem o carro, o apartamento e não querem que ela sequer vele seu companheiro. A cena em que ela entra numa boite depois de ter sido colocada pra fora da casa em que vivia com Orlando, é puro deslumbramento, delírio e vazio.

A câmera de Sebastián Lelio vai atrás de Marina durante sua jornada em tentar entender tudo que está acontecendo, ela não tem tempo nem pra chorar sua dor, sua angústia em ver sua vida mudar totalmente da noite pro dia, ela está sendo cobrado e julgada o tempo todo pela polícia que deseja saber se ela não teve nada a ver com a morte de Orlando, pela família que não a aceita como mulher, tampouco como mulher de Orlando.

Uma Mulher Fantástica está indicado ao Oscar de melhor filme em língua estrangeira, o páreo é duro, mas quem sabe o empoderamento feminino fale mais alto e faça o filme vencer.

Sem comentários:

A Voz Suprema do Blues

Viola Davis é uma atriz do mesmo quilate de Meryl Streep. Infelizmente ainda não é tão reconhecida ou tão bem paga quanto (a bem da verdade ...